Defesensoria Pública do Estado de Mato Grosso

Sexta, 26 Abril 2019 16:28 Última modificação em Sexta, 26 Abril 2019 17:35

Primeira edição do Defensoria até Você de 2019 será no Jardim União, neste sábado

Escrito por  Márcia Oliveira

A primeira edição do projeto “Defensoria até Você” de 2019 será no bairro Jardim União, em Cuiabá, no sábado (27/4), das 8h ao 12h, na escola municipal Lenine de Campos Póvoas. Durante o mutirão, a população será atendida por uma equipe de três defensoras púbicas e seus assessores, que prestarão orientação e informações sobre a atuação jurídica e extrajudicial do defensor, em favor da população.

Os temas que mais geram atendimentos e dúvidas por parte da população durante os mutirões são os relacionados a conflitos de família, tais como formas de se pedir interdição de uma pessoa, de conseguir a guarda de uma criança ou adolescente, como entrar com processo para identificar o pai de uma criança, como solicitar a pensão, como dar entrada em pedidos de divórcio, regularizar uma união estável, entre outros.

Dúvidas relacionadas ao acesso a serviços de saúde, direito do consumidor, alteração de nome em registros de identidade pessoal, assuntos da área criminal e mesmo, resgate de verbas de seguridade social de pessoas falecidas, também são temas recorrentes, explica o ouvidor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Cristiano Peres Preza, organizador do evento.

Preza informa que o bairro Jardim União foi escolhido para receber a primeira edição do evento por ser considerado um dos cinco mais vulneráveis da Capital, do ponto de vista social, em função do alto índice de violência e dificuldades de acesso a trabalho, serviços de infraestrutura, saúde, educação, entre outros.

Do evento participarão empresas como Energisa, órgãos como Caixa Econômica Federal, entidades como Rotary e a população também terá profissionais de oftalmologia atendendo no local. “Vamos atender no bairro, de forma concentrada, num período do sábado, dia que muita gente tem livre e pode buscar a solução de um problema pessoal”, informa o ouvidor.

O atendimento no evento será feito pelas defensoras públicas Ana Cristina Vidal, Liseane de Oliveira e Sandra Alves. E para as crianças serão ofertadas atividades recreativas e uma equipe da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça também estará presente.

O que: Defensoria Até Você

Onde: Escola municipal Lenine Campos Póvoas; na rua: Salgado Filho, 321; bairro: Jardim União, Cuiabá.

Quando: Sábado (27/4), das 8h ao 12h.

Como: Orientação jurídica e extrajudicial feita por defensores públicos e prestação de serviços por órgãos, empresas e entidades.

Márcia Oliveira

Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso